Buscar
  • Renato Mendes

7 dicas para quem quer ser um Empreendedor bem sucedido!

Atualizado: há 3 dias



Muitas dúvidas pairam na mente de quem quer se tornar empreendedor, por isso resolvemos selecionar algumas dicas, que consideramos essenciais, para ajudar nessa jornada repleta de desafios, dificuldades e recompensas.


1- Planejamento é algo essencial


Já diz o ditado: “Para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve!”.

Todo empreendedor bem sucedido tem como base um planejamento consistente. Adotar um plano de negócios estabelecendo diretrizes é algo de grande importância. Saber quanto será necessário investir, quem são seus concorrentes, seu público alvo, quanto tempo até ter o retorno do investimento, ponto de equilíbrio, onde está o seu mercado, dentre outras informações são indicadores que vão ajudar seu negócio a chegar ao patamar desejado. A falta de planejamento acarreta surpresas, geralmente desagradáveis, não deixe isso acontecer com seu negócio.


2- O aprendizado na vida do Empreendedor é constante


Dificilmente alguém conhece todos os assuntos que envolvem o contexto em que um negócio está envolvido. A operação em si, finanças, contabilidade, marketing, vendas, gestão, liderança, investimentos, tecnologia, enfim, a lista é grande.

Então tenha em mente que a educação continuada, uma dose de curiosidade, vai fazer você crescer e consequentemente o seu negócio. Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, com milhares de cursos dos mais variados assuntos e com preços totalmente acessíveis. Você pode tirar 30 minutos por dia para seu crescimento, sua empresa agradece!


3- Controle emocional é preciso


A vida do empreendedor é repleta de desafios, dilemas, altos e baixos. Por isso é preciso ter autocontrole para lidar com as adversidades que em algum momento virão. Faça uma reflexão sobre o seu perfil e procure não tomar decisões sob a influência de qualquer emoção, seja ela positiva ou negativa.


4- Aprenda a delegar


Normalmente o empreendedor faz tudo sozinho quando começa um negócio. À medida que o negócio vai crescendo chega um momento em que é necessária a contratação de colaboradores. Quando essa ocasião chegar é preciso ter um fluxo de tarefas bem delineado para ocorrer à descentralização, ou seja, a passagem de bastão do empreendedor para o funcionário. Com esse processo bem ajustado o empreendedor consegue “desapegar” de forma mais tranquila sabendo que a qualidade será mantida.


5- Empreendedor trabalha muito


Se você acha que ter o próprio negócio significa trabalhar menos e ter horário flexível tenha muito cuidado. Isso pode até acontecer um dia, quando a empresa estiver “rodando sozinha” sem a necessidade da sua presença na operação, apenas na gestão.

Mas não se engane, para chegar nesse patamar é necessário arregaçar as mangas e trabalhar duro até chegar ao objetivo desejado. Comumente vemos o empreendedor sendo a pessoa que mais trabalha na empresa, chegando mais cedo e saindo mais tarde que todos.


6- Relacionamento interpessoal faz a diferença


Seja na relação com clientes, fornecedores ou colaboradores o relacionamento interpessoal faz bastante diferença. Habilidades de liderança, gestão e persuasão são temas amplamente debatidos por empreendedores de sucesso. Funcionário bem tratado pelo gestor é mais produtivo, motivado e isso reflete no atendimento ao cliente. Ter um bom relacionamento com fornecedores pode ajudar em conseguir aquele desconto ou um prazo maior para pagamento quando necessário.


7- Tenha uma contabilidade que vai além do básico


É de grande importância o empreendedor ter um eficiente aliado técnico para a tomada de decisões. Existem diversos assuntos em que o empreendedor precisa de apoio, como por exemplo, fazer um planejamento tributário, assessoria financeira, treinamento de pessoal, dentre outros temas. Escolha com cuidado quem vai ajudar você e sua empresa a alcançar o sucesso.


Espero que tenha gostado das dicas e desde já desejamos muito sucesso em sua jornada!



2 visualizações0 comentário